Na óptica de Maastricht, a dívida pública aumentou 1,3 mil milhões de euros em Maio de 2022, anunciou o Banco de Portugal (BdP). Dívida pública supera os 280 mil milhões.

“Este acréscimo reflectiu, essencialmente, o empréstimo concedido pela Comissão Europeia ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (0,6 mil milhões de euros)”, explica o supervisor da banca, em comunicado.

Dívida pública supera os 280 mil milhões

Adicionalmente, registaram-se emissões líquidas positivas de títulos de dívida (0,4 mil milhões de euros) e o aumento de responsabilidades em depósitos (0,3 mil milhões de euros).

Os depósitos das administrações públicas aumentaram 2,7 mil milhões de euros. Deduzida desses depósitos, a dívida pública diminuiu 1,3 mil milhões de euros, para 254,7 mil milhões de euros.

Dívida pública acelera para 280,4 mil milhões em Maio

A dívida pública, recorde-se, corresponde às responsabilidades financeiras do sector das administrações públicas e é um dos indicadores macroeconómicos mais relevantes utilizado para avaliar a saúde financeira das administrações públicas de um país e, frequentemente, do próprio país como um todo.

SUBSCREVA  A  NEWSLETTER.  REGISTE  O  SEU  APOIO!

Receba um alerta sempre que se publique uma nova notícia.

        
    Ao clicar em Enviar aceito a Política de Privacidade e autorizo a recolha dos meus dados para o envio de comunicações da Alternativa Portugal.